sábado, 18 de maio de 2013

Ai, os dentinhos!

Bebê tranquilo, dormindo bem a noite e de repente...
Dentinhos chegando! Quando eles começam a dar sinais de chegada o bebê fica irritado, chora bastante, fica com o sono perturbado, saliva mais que o normal e leva TUDO à boca para aliviar a coceira.
Essa fase passa (e volta sempre que um novo dentinho aponta!), mas o durante é complicado. Os pais precisam ter muito jogo de cintura para atravessar essa fase, que é complicadinha como a fase das cólicas.
Vou deixar algumas dicas de como aliviar os sintomas da chegada dos dentinhos do bebê e sobreviver a essa fase!

http://chicbylivia.com/wp-content/uploads/2012/03/denticao-bebe-dente-leite-20110810-size-598.jpg

  1. Um dos sintomas mais marcantes é a coceira na gengiva. Esse incômodo pode ser aliviado oferecendo ao bebê mordedores de silicone geladinhos, coçando a gengiva dele com dedeira de silicone ou, se o bebê já estiver se alimentando, oferecendo tirinhas de cenoura (ou baby roots) geladas. Lembre sempre de oferecer "artefatos" gelados, pois os quentes agravam mais o incômodo.
  2. Os bebês apresentam momentos de dificuldade em dormir, tamanha a irritação que sentem. Um banho morno, uma massagem, um mamazinho e colinho de mãe, muito sling ajudam o bebê a relaxar e prolongar o soninho.
  3. A dor é com certeza o pior dos sintomas. Porque só melhora mesmo depois que o dentinho aponta. Mas, mordedores geladinhos, a cenourinha gelada, massagem com dedeira de silicone e Camomilina C ajudaram muito por aqui. Há quem diga que Nenê Dent também funciona, mas não experimentei.
  4. Outro sintoma complicado é a irritação constante. Não tem o que fazer, apenas ter muita paciência e compreensão com o pequeno, afinal passa! 
  5. Bebês que já são alimentados com sólidos, costumas perder o apetite nessa fase. Nada de pânico! O apetite volta! Mas mastigar é muito dolorido quando os dentinhos estão apontando, por isso, se o bebê mama no seio, ofereça mais vezes, ou se não mama no seio, aposte em alimentos mais pastosos e suquinhos (geladinhos).
  6. Alguns bebês apresentam febre, mas não há necessidade de medicação. Um banho morno pala baixar a febre e relaxar o corpinho do pequeno já ajuda muito!
Depois que o dentinho apontar, tudo isso passa e a tranquilidade volta a reinar! Então é só colocar na rotina do pequeno o momento da higienização (que pode ser feita com gaze molhadinha, dedeira de silicone ou escovinhas emborrachadas) e curtir o sorrisinho mais lindo do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário