sexta-feira, 24 de maio de 2013

A febre

O terror de muitas mães, a febre chega de mansinho e se instala. Deixa o bebê apático, sem apetite, jururu.
Pois saiba que a febre não é nenhuma vilã e que, em muitos casos, não precisa nem ser medicada.
A febre é uma resposta do organismo a algum agente infeccioso. Em caso de infecções bacterianas é necessária ingestão de medicamentos (indicados por médicos) para que a infecção seja controlada. EM caso de infecções virais, basta esperar alguns dias, que o próprio organismo se encarrega de eliminar a infecção (como acontece com as gripes). O fato é que em bebês menos de dois anos, a febre deve ser monitorada e o pediatra deve ser contactado para se averiguar as causas da febre.
O Dr, Dráusio Varela em seu blog dá algumas dicas de ações em casos de febre em bebês e vou replicá-las aqui:
http://clubebatom.com.br/wp-content/uploads/2012/08/bebe-febre.jpg


A febre pode ser o sinal de alerta de uma doença que precisa ser tratada com rapidez. Por isso, procure assistência médica nos seguintes casos:
* Temperatura acima de 37,5ºC e abaixo de 35,5% em bebês com menos de três meses e superior a 39ºC em bebês com mais de três meses, ou se a febre alta ou baixa vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema;
* Febre que dura mais de um dia, acompanhada de dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar, apatia (sintomas sugestivos de meningite) em crianças de até dois anos;
* Febre em pessoas de qualquer idade acompanhada dos seguintes sintomas; dor de cabeça forte e persistente, sensibilidade excessiva à luz; dor de garganta que impede a deglutição; vermelhidão na pele; nuca endurecida e dolorosa ao curvar a cabeça; confusão mental; vômitos repetitivos; dificuldade para respirar ou dor no peito; irritabilidade ou apatia ou sonolência; dores abdominais; dor ao urinar ou micção frequente em pequena quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário